Emissão - Nota Fiscal de Serviços (NFS-e)

Ultima Atualização: 20/09/2021    Artigo de código : 4272             

Vai emitir a sua primeira Nota de Serviços (NFS-e) pelo sistema ou já emitiu anteriormente mas se esqueceu e precisa de uma ajudinha? Tudo bem, o sistema é bem simples e eu vou te explicar esse passo a passo, mas não se esqueça de verificar antes com a sua contabilidade (serviço de consultoria tributária) os dados tributários da sua nota, vamos lá!


Importante: Ainda não se registrou no ao³ emissor? Tudo bem, Clique Aqui e veja como realizar o primeiro acesso.

Se você já se registrou, porém não se recorda da sua senha de acesso ao sistema Clique Aqui e veja como realizar a recuperação da senha.

Já se registrou, porém não sabe como acessar o sistema? Clique Aqui para acessar a página de acesso ao ao³ emissor.

Se ainda não configurou a sua NFS-e Clique Aqui e veja o passo a passo.

Passo 1: Clique no Menu Emissão de notas > Nota de Serviços(NFses).



Passo 2: Agora clique em Nova Nota de Serviços


.



Passo 3: Nessa etapa será aberta a tela de digitação  da NFS-e, informe o cliente da sua nota, caso já tenha cadastrado seu cliente você pode digitar o nome e selecionar o cliente desejado nas opções que serão apresentadas.

Caso precise cadastrar um novo cliente Clique Aqui e veja o passo a passo.

Atenção: Você também pode cadastrar um novo Cliente clicando no botão + do campo de cliente.

Importante: Após vincular o cliente, você pode confirmar as informações cadastradas ou edita-las clicando no botão Lápis.

Passo 4: O campo de Data de Emissão RPS será informado automaticamente pelo sistema conforme a data e hora da sua máquina, porém o campo pode ser editado caso seja necessário.


Passo 5: Informe o serviço que será vinculado na sua NFS-e,  caso já tenha cadastrado seu serviço você pode digitar o nome e selecionar o serviço desejado nas opções que serão apresentadas.

Caso precise cadastrar um novo Serviço Clique Aqui e veja o passo a passo.

Atenção: Você também pode cadastrar um novo cliente clicando no botão + do campo de cliente.



Importante: Após vincular o Serviço, você pode confirmar as informações cadastradas ou edita-las clicando no botão Lápis.


Passo 6: Informe o Valor do Serviço que será prestado.


Passo 7: Clique na setinha e selecione na lista a Natureza Tributação/Tipo de Tributação da sua NFS-e.

Passo 8: Informe o Município onde será prestado o serviço e o Município de Incidência, você deve digitar o nome da cidade e selecionar a opção desejada através das opções apresentadas pelo sistema.


Passo 9: Informe o CNAE dessa operação. Digite o CNAE desejado e selecione pelas opções apresentadas pelo sistema.

Atenção: Ao digitar uma nova NFS-e, por padrão o sistema vai preencher o CNAE principal da sua empresa no campo CNAE (caso esteja configurado no menu Configurações> Minha Empresa) caso necessário você deve altera-lo.


Passo 10: No campo Descrição do Serviço será preenchida automaticamente a descrição do serviço que vinculou na sua NFS-e, você pode adicionar mais informações caso necessário.

Passo 11: Nesse campo insira as observações da sua NFS-e.


Passo 12: Caso  esteja emitindo NFS-e para Construção Civil selecione a caixa dessa opção e os campos Obra (Número da Matrícula CEI da Obra ou da empresa)Art (Anotação de Responsabilidade Técnica) serão habilitados para preenchimento. (Somente para Construção Civil)


Passo 13: Informe o Valor de Desconto da sua NFS-e (se houver).

O campo Total da Nota de Serviços é calculado automaticamente, caso necessário você pode desmarcar a opção Calcular automaticamente e o campo será habilitado para edição manual.


Passo 14: Nos campos de Impostos sobre Serviços e Outros Impostos informe as tributações que incidem sobre a sua NFS-e ( seu houver)

As alíquotas de IR %, CSLL %, PIS %, COFINS %, INSS %, ISS % serão preenchidas automaticamente de acordo com o que preencheu no Menu Configurações> Nota de Serviço (caso tenha preenchido), porém eles podem ser editados manualmente no momento da digitação da NFS-e.

Caso possua algum Imposto Retido você pode marcar a caixinha de seleção opção referente ao imposto correspondente.

Os campos neblinados para digitação são preenchidos automaticamente pelo sistema. A Base de Cálculo do ISS será o Valor do Serviço deduzindo o valor informado no campo Valor Deduções, se houver. 

O Valor ISS será o resultado da multiplicação do campo Base de Cálculo do ISS pelo campo Alíquota ISS.

O Total da Nota de Serviços será o valor informado no campo Valor do Serviço, deduzindo o Valor Desconto (se houver).


Importante: Todos os campos a serem preenchidos nessa etapa são de orientação legal/jurídica, sendo assim orientamos que consulte o seu serviço de Consultoria Tributária.


Passo 15: Ao finalizar a digitação da sua NFS-e note que no final da página do lado direito existem botões para algumas ações. Clique em Salvar para salvar a digitação da sua NF-e, após conferir as informações da NFS-e clique em Validar e Emitir.

Salvar: Salvará as informações digitadas e a nota ficará armazenada na Aba Principal como Rascunho.

Validar: Fará a validação de todas as informações de preenchimento obrigatório da NFS-e, caso algum campo esteja em branco o sistema acusará o campo.

Voltar: Utilize caso queira sair da digitação e consultar alguma informação em Cadastros ou Configuração.

Danfe: Poderá visualizar, para fins de conferência, todos os dados inseridos na NFS-e. Ainda sem valor fiscal, pois a nota não foi enviada para autorização.

Emitir: Conclua a emissão enviando ao portal da Receita Federal. Essa deve ser a última etapa para a realização da nota fiscal.


Importante: Após salvar a sua nota você pode clicar em Danfe para abrir a pré visualização da nota antes da sua autorização, os dados inseridos na NFS-e são de responsabilidade do emitente, portanto orientamos que sempre confira os dados antes de realizar a transmissão da sua nota.

Todas as notas em rascunho apresentam o número da Nota Fiscal  como 1, pois a mesma ainda não possui valor fiscal, o sistema irá atribuir a numeração (RPS) da sua NFS-e quando você clicar em emitir e ela entrar em processamento, as próximas notas vão seguir a sequência da numeração informada no menu Configurações > Nota de Serviços.

Ao finalizar a transmissão se as informações estiverem corretas e a Prefeitura autorizar a sua nota, a mesma apresentará a situação Autorizada no canto superior direito.


Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu ao³ emissor.



Pronto, você emitiu a sua NFS-e com êxito, saiba que foi um prazer compartilhar esse momento com você, até breve!



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
4272