Emissão - Nota Fiscal de Serviços (NFS-e)
Ultima Atualização: 20/09/2021 Artigo de código : 4272        
Vai emitir a sua primeira Nota de Serviços (NFS-e) pelo sistema ou já emitiu anteriormente mas se esqueceu e precisa de uma ajudinha? Tudo bem, o sistema é bem simples e eu vou te explicar esse passo a passo, mas não se esqueça de verificar antes com a sua contabilidade (serviço de consultoria tributária) os dados tributários da sua nota, vamos lá!
Importante: Ainda não se registrou no ao³ emissor? Tudo bem, Clique Aqui e veja como realizar o primeiro acesso.
Se você já se registrou, porém não se recorda da sua senha de acesso ao sistema Clique Aqui e veja como realizar a recuperação da senha.
Já se registrou, porém não sabe como acessar o sistema? Clique Aqui para acessar a página de acesso ao ao³ emissor.
Se ainda não configurou a sua NFS-e Clique Aqui e veja o passo a passo.
Passo 1: Clique no Menu Emissão de notas > Nota de Serviços(NFses).

Passo 2: Agora clique em Nova Nota de Serviços
.
Passo 3: Nessa etapa será aberta a tela de digitação da NFS-e, informe o cliente da sua nota, caso já tenha cadastrado seu cliente você pode digitar o nome e selecionar o cliente desejado nas opções que serão apresentadas.
Caso precise cadastrar um novo cliente Clique Aqui e veja o passo a passo.
Atenção: Você também pode cadastrar um novo Cliente clicando no botão + do campo de cliente.

Importante: Após vincular o cliente, você pode confirmar as informações cadastradas ou edita-las clicando no botão Lápis.

Passo 4: O campo de Data de Emissão RPS será informado automaticamente pelo sistema conforme a data e hora da sua máquina, porém o campo pode ser editado caso seja necessário.

Passo 5: Informe o serviço que será vinculado na sua NFS-e, caso já tenha cadastrado seu serviço você pode digitar o nome e selecionar o serviço desejado nas opções que serão apresentadas.
Caso precise cadastrar um novo Serviço Clique Aqui e veja o passo a passo.
Atenção: Você também pode cadastrar um novo cliente clicando no botão + do campo de cliente.

Importante: Após vincular o Serviço, você pode confirmar as informações cadastradas ou edita-las clicando no botão Lápis.

Passo 6: Informe o Valor do Serviço que será prestado.

Passo 7: Clique na setinha e selecione na lista a Natureza Tributação/Tipo de Tributação da sua NFS-e.

Passo 8: Informe o Município onde será prestado o serviço e o Município de Incidência, você deve digitar o nome da cidade e selecionar a opção desejada através das opções apresentadas pelo sistema.

Passo 9: Informe o CNAE dessa operação. Digite o CNAE desejado e selecione pelas opções apresentadas pelo sistema.
Atenção: Ao digitar uma nova NFS-e, por padrão o sistema vai preencher o CNAE principal da sua empresa no campo CNAE (caso esteja configurado no menu Configurações> Minha Empresa) caso necessário você deve altera-lo.

Passo 10: No campo Descrição do Serviço será preenchida automaticamente a descrição do serviço que vinculou na sua NFS-e, você pode adicionar mais informações caso necessário.

Passo 11: Nesse campo insira as observações da sua NFS-e.

Passo 12: Caso esteja emitindo NFS-e para Construção Civil selecione a caixa dessa opção e os campos Obra (Número da Matrícula CEI da Obra ou da empresa) e Art (Anotação de Responsabilidade Técnica) serão habilitados para preenchimento. (Somente para Construção Civil)

Passo 13: Informe o Valor de Desconto da sua NFS-e (se houver).
O campo Total da Nota de Serviços é calculado automaticamente, caso necessário você pode desmarcar a opção Calcular automaticamente e o campo será habilitado para edição manual.

Passo 14: Nos campos de Impostos sobre Serviços e Outros Impostos informe as tributações que incidem sobre a sua NFS-e ( seu houver)
As alíquotas de IR %, CSLL %, PIS %, COFINS %, INSS %, ISS % serão preenchidas automaticamente de acordo com o que preencheu no Menu Configurações> Nota de Serviço (caso tenha preenchido), porém eles podem ser editados manualmente no momento da digitação da NFS-e.
Caso possua algum Imposto Retido você pode marcar a caixinha de seleção opção referente ao imposto correspondente.
Os campos neblinados para digitação são preenchidos automaticamente pelo sistema. A Base de Cálculo do ISS será o Valor do Serviço deduzindo o valor informado no campo Valor Deduções, se houver.
O Valor ISS será o resultado da multiplicação do campo Base de Cálculo do ISS pelo campo Alíquota ISS.
O Total da Nota de Serviços será o valor informado no campo Valor do Serviço, deduzindo o Valor Desconto (se houver).
Importante: Todos os campos a serem preenchidos nessa etapa são de orientação legal/jurídica, sendo assim orientamos que consulte o seu serviço de Consultoria Tributária.

Passo 15: Ao finalizar a digitação da sua NFS-e note que no final da página do lado direito existem botões para algumas ações. Clique em Salvar para salvar a digitação da sua NF-e, após conferir as informações da NFS-e clique em Validar e Emitir.
Salvar: Salvará as informações digitadas e a nota ficará armazenada na Aba Principal como Rascunho.
Validar: Fará a validação de todas as informações de preenchimento obrigatório da NFS-e, caso algum campo esteja em branco o sistema acusará o campo.
Voltar: Utilize caso queira sair da digitação e consultar alguma informação em Cadastros ou Configuração.
Danfe: Poderá visualizar, para fins de conferência, todos os dados inseridos na NFS-e. Ainda sem valor fiscal, pois a nota não foi enviada para autorização.
Emitir: Conclua a emissão enviando ao portal da Receita Federal. Essa deve ser a última etapa para a realização da nota fiscal.

Importante: Após salvar a sua nota você pode clicar em Danfe para abrir a pré visualização da nota antes da sua autorização, os dados inseridos na NFS-e são de responsabilidade do emitente, portanto orientamos que sempre confira os dados antes de realizar a transmissão da sua nota.
Todas as notas em rascunho apresentam o número da Nota Fiscal como 1, pois a mesma ainda não possui valor fiscal, o sistema irá atribuir a numeração (RPS) da sua NFS-e quando você clicar em emitir e ela entrar em processamento, as próximas notas vão seguir a sequência da numeração informada no menu Configurações > Nota de Serviços.
Ao finalizar a transmissão se as informações estiverem corretas e a Prefeitura autorizar a sua nota, a mesma apresentará a situação Autorizada no canto superior direito.

Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu ao³ emissor.

Pronto, você emitiu a sua NFS-e com êxito, saiba que foi um prazer compartilhar esse momento com você, até breve!