Configurações - Manifesto de Documento Fiscal (MDF-e)

Ultima Atualização: 15/02/2022    Artigo de código : 7152             

Olá, tudo bem com você? Espero que sim, soube que precisa realizar as configurações do seu Manifesto de Documento Fiscal para começar a emitir o MDF-e, não se preocupe pois é bem simples e eu vou te explicar, vamos lá!

Atenção: Para emissão de Manifesto de Documento Fiscal  é necessário ter o credenciamento junto a Sefaz do seu estado(normalmente o credenciamento para emissão de NF-e ou CT-e já habilita para emissão do MDF-e), verifique com o seu consultor tributário (escritório de contabilidade) o procedimento para credenciamento junto a Sefaz do seu estado.


Passo 1: Acesse o Menu Configurações> Manifesto de Documento Fiscal.




Passo 2: Note que existe o botão Habilitar Ambiente de Produção, ao lado também consta o botão Habilitar Contingência. A contingência só pode ser habilitada quando a Sefaz do seu estado estiver indisponível para autorização do MDF-e, e autorizar em seu portal a emissão em ambiente de contingência (quando a contingência do sistema está desabilitada o botão fica  como Habilitar Contingência).

O sistema vem com o ambiente de homologação (ambiente de testes da Sefaz) habilitado para cada tipo de nota. Nesse ambiente você pode emitir os documentos e os mesmos podem ser autorizados Sem Valor Fiscal.

Para emitir o MDF-e com Valor Fiscal clique em Habilitar Ambiente de Produção.

Atenção: Alguns estados podem exigir a emissão de documentos em homologação para liberar o credenciamento, antes de habilitar essa opção confirme com a sua contabilidade como funciona o processo de credenciamento da Sefaz do seu estado.



Será aberta a tela a seguir, informando que caso tenha digitado ou emitido algum MDF-e em ambiente de homologação ele será automaticamente excluído do sistema e reforçando que a ação é irreversível, ou seja, ao Habilitar Ambiente de Produção não tem como voltar o seu MDF-e para Ambiente de Homologação (teste), para finalizar esse processo clique em Ok.


Passo 3: Caso a empresa (CNPJ configurado no cadastro da empresa) já seja emitente de MDF-e por outra conta do NF-e, ou por outro sistema é necessário configurar a Série do MDF-e e o Próximo Número do MDF-e, de acordo com o último documento emitido.

Exemplo: Último MDF-e emitido e autorizado com Série: 2 Número: 100, nesse caso dentro do sistema seria configurado a Série de MDF-e: 2 e o Próximo Número do MDF-e: 101.

Caso a empresa nunca tenha emitido esse tipo de documento a série e o próximo número se iniciam em 1.



Passo 4:   Caso possua algum número de documento autorizado para download indique o número do documento para autorização do download do XML dos MDF-e emitidos pela empresa, essa integração permite que o CNPJ/CPF inserido nesse campo receba de maneira automática os XML's autorizados. 




Passo 5: Agora clique em Salvar Configurações do MDF-e.



Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu ao³ emissor


Saiba que foi um prazer compartilhar esse momento com você, até breve!



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
7152