Cadastro - Produtos

Ultima Atualização: 13/09/2021    Artigo de código : 3453             

Olá, tudo bem com você? Espero que sim, soube que deseja cadastrar um novo produto no ao³ emissor e está com dúvidas sobre como efetuar o cadastro, vem comigo que eu te ajudo.

Acesse o Menu Cadastros > Produtos



Agora clique em Criar Produto.

Importante: Você pode clicar no play que consta no canto superior direito para assistir ao treinamento gravado para criar o cadastro de um novo produto.



Ao abrir o cadastro do produto você deve realizar o preenchimento dos campos:

Nome: Neste campo, insira a descrição completa do produto que será registrado na realização das Notas Fiscais de Produtos, Consumidor e/ou Cupom Fiscal SAT.



Preço: Informe o valor unitário do produto.



Unidade: Selecione a unidade de medida comercial do produto cadastrado.
Para visualizar informações sobre o cadastro de unidade de medida Clique Aqui




Código de Barras: Caso possua um leitor óptico, cadastre neste campo a numeração do código de barras para poder utilizá-lo no momento da emissão da nota fiscal.


NCM: Informe o Código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) do produto que está cadastrando.

Esse campo é de preenchimento obrigatório.


Código de Identificação: É necessário cadastrar um código de identificação para o produto,  não existe um padrão pré estabelecido, sendo assim você pode criar o código de identificação do seu produto, mas lembre-se o código de identificação deve ser único por produto.


Categoria de ICMS: Você pode parametrizar as informações de ICMS através de uma categoria de ICMS e vincula-la aos seus produtos
Clique Aqui e veja como criar uma categoria de ICMS.

Lembre-se que ao vincular uma categoria de ICMS ao seu cadastro de produto as informações referentes a ICMS vão ser vinculadas ao produto de acordo com a categoria  de ICMS cadastrada.




CFOP para dentro do estado: Selecione na tabela pré-definida pelo sistema qual CFOP (Código Fiscal de Operação e Prestação) será utilizado para a comercialização deste produto nas operações estaduais.




Origem: Selecione o Código de Situação Tributária de Origem do produto conforme Tabela A do RICMS;


Informações para Controle da ST: Informe os campos referente ao ICMS ST , como CEST, Indicador de escala relevante, CNPJ do Fabricante, Código do Beneficiário, Perc. FCP (ICMS) e Perc. FCP (ST).



Padrão para os Impostos: Informe os Códigos de Situação Tributária para IPI, PIS e COFINS e suas respectivas alíquotas em percentual (%) nos campos correspondentes. Os campos de PIS e COFINS são de preenchimento obrigatório para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (Modelo 55), Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (Modelo 65) e Cupom Fiscal Eletrônico SAT (Modelo 59).

O campo de ICMS CST/CSOSN só será habilitado quando não existir nenhuma categoria de ICMS vinculada ao cadastro do produto.




Produto Especifico - Combustível: Os campos  devem ser preenchidas caso a empresa comercialize combustíveis e lubrificantes.


 


Clique em Salvar para concluir a operação ou em Salvar e Novo para concluir o cadastro do produto atual e abrir a tela para cadastrar um novo produto no ao³ emissor.



Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu ao³ emissor.



Saiba que foi um prazer compartilhar esse momento com você, até breve.


Observação: Caso possua dúvidas referente qual informação preencher entre em contato com o seu Consultor Tributário ou com Órgão Competente do seu Estado.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3453