Configurações - Nota de Serviços (NFS-e)
Ultima Atualização: 17/09/2021 Artigo de código : 2415        
Olá, tudo bem com você? Espero que sim, soube que precisa realizar as configurações da sua Nota de Serviços Eletrônica para começar a emitir a NFS-e, não se preocupe pois é bem simples e eu vou te explicar, vamos lá!
Atenção: Para emissão de Nota de Serviços Eletrônica é necessário ter o credenciamento junto a Prefeitura do seu município referente a emissão desse tipo de documento, em alguns municípios também pode ser necessária a solicitação para emitir NFS-e com software de terceiros, verifique com o seu consultor tributário (escritório de contabilidade) o procedimento para credenciamento junto a Prefeitura do seu município.
Passo 1: Note que existe o botão Habilitar Ambiente de Produção. O sistema vem como ambiente de homologação habilitado (ambiente de testes da Prefeitura), nesse ambiente você pode emitir os documentos e os mesmos podem ser autorizados Sem Valor Fiscal.
Atenção: Confirme com a sua prefeitura se eles permitem a emissão da NFS-e como teste em ambiente de homologação, alguns fornecedores de serviço da NFS-e não permitem a emissão em homologação.
Para emitir a NFS-e com Valor Fiscal clique em Habilitar Ambiente de Produção.

Será aberto a tela a seguir, informando que caso tenha digitado ou emitido alguma NFS-e em ambiente de homologação ela será automaticamente excluída do sistema e reforçando que a ação é irreversível, ou seja, ao Habilitar o Ambiente de Produção não tem como voltar a sua NFS-e para Ambiente de Homologação, para finalizar esse processo clique em Ok.
Atenção: Alguns fornecedores de serviço da Prefeitura podem exigir a emissão de documentos em homologação para liberar o credenciamento, antes de habilitar essa opção confirme com a sua contabilidade como funciona o processo de credenciamento da Prefeitura do seu município.
Importante:

Passo 2: Acesse o menu Configurações> Nota de Serviços.

Passo 3: Na tela de configuração da NFS-e preencha os campos a seguir:
Cidade de Emissão: O ao³ emissor reconhecerá automaticamente a cidade de acordo com as informações inseridas no cadastro da empresa (menu Configurações/ Minha Empresa). Caso necessário, clique em Alterar Endereço para mudar o município, porém essa alteração mudará os dados de endereço da empresa emitente do sistema.

Em
casos onde a emissão da NFS-e ainda não é suportada pelo seu município
através do ao³ emissor será apresentada a mensagem abaixo no menu
Configurações> Nota de serviços.

Para consultar os municípios atendidos pelo ao³ emissor Clique aqui, após clique no ícone para consultar os municípios homologados.

Usuário, Senha e Token: A maioria dos municípios suportados exige apenas o certificado para realizar a assinatura da NFS-e, porém quando se tratar de município que exige usuário e senha ou Token esses campos serão habilitados para preenchimento.
Utilize as mesmas informações solicitadas no acesso do site da Prefeitura.

Série de Recibo Provisório de Serviços (RPS): Se a empresa emite os RPS (Recibo Provisório de Serviços) antes da emissão da Nota Fiscal de Serviços, e utiliza série nestes arquivos, informe o número da série do RPS neste campo.
Atenção: Este campo é alfanumérico, podendo ser preenchido com letras, verifique com o Layout de sua Prefeitura qual será a Série utilizada para a Emissão de RPS via Webservice, não deixar apenas o valor 0 nesse campo.

Próximo Número de Recibo Provisório de Serviços (RPS): Informe neste campo o número imediatamente sequencial ao último RPS emitido, para que o sistema possa prosseguir com a sequência.
Atenção: Verifique com o Layout de sua Prefeitura qual será a Série utilizada para a Emissão de RPS via Webservice, não deixar apenas o valor 0 nesse campo.

Número de Lote da Próxima Nota de Serviços: Informe neste campo o número imediatamente sequencial ao último lote de notas de serviços emitidas, para que o sistema possa prosseguir com a sequência.
Atenção: Visto que é a primeira emissão através do sistema, este campo poderá ser preenchido com o número 1, não deixar o valor 0 nesse campo.

Aqui você pode indicar as alíquotas em percentual (%) dos impostos: IR, CSLL, PIS, COFINS, INSS, ISS para parametrizar nas configurações do sistema, assim ao emitir uma NFS-e as alíquotas serão aplicadas na nova nota automaticamente.

Ao finalizar as configurações clique em Salvar configurações Nota de Serviços.

Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu ao³ emissor.

Saiba que foi um prazer te ajudar, até breve!