Configurações - Nota de Serviços (NFS-e)

Ultima Atualização: 17/09/2021    Artigo de código : 2415             

Olá, tudo bem com você? Espero que sim, soube que precisa realizar as configurações da sua Nota de Serviços Eletrônica para começar a emitir a NFS-e, não se preocupe pois é bem simples e eu vou te explicar, vamos lá!


Atenção: Para emissão de Nota de Serviços Eletrônica é necessário ter o credenciamento junto a Prefeitura do seu município referente a emissão desse tipo de documento, em alguns municípios também pode ser necessária a solicitação para emitir NFS-e com software de terceiros, verifique com o seu consultor tributário (escritório de contabilidade) o procedimento para credenciamento  junto a Prefeitura do seu município.


Passo 1: Note que existe o botão Habilitar Ambiente de Produção. O sistema vem como ambiente de homologação habilitado (ambiente de testes da Prefeitura), nesse ambiente você pode emitir os documentos e os mesmos podem ser autorizados Sem Valor Fiscal.

Atenção: Confirme com a sua prefeitura se eles permitem a emissão da NFS-e como teste em ambiente de homologação, alguns fornecedores de serviço da NFS-e não permitem a emissão em homologação.


Para emitir a NFS-e com Valor Fiscal clique em Habilitar Ambiente de Produção.


Será aberto a tela a seguir, informando que caso tenha digitado ou emitido alguma NFS-e em ambiente de homologação ela será automaticamente excluída do sistema e reforçando que a ação é irreversível, ou seja, ao Habilitar o Ambiente de Produção não tem como voltar a sua NFS-e para Ambiente de Homologação, para finalizar esse processo clique em Ok.

Atenção: Alguns fornecedores de serviço da Prefeitura podem exigir a emissão de documentos em homologação para liberar o credenciamento, antes de habilitar essa opção confirme com a sua contabilidade como funciona o processo de credenciamento da Prefeitura do seu município.

Importante:

Passo 2: Acesse o menu Configurações> Nota de Serviços.


Passo 3: Na tela de configuração da NFS-e preencha os campos a seguir:

Cidade de Emissão: O  ao³ emissor reconhecerá automaticamente a cidade de acordo com as informações inseridas no cadastro da empresa (menu Configurações/ Minha Empresa). Caso necessário, clique em Alterar Endereço para mudar o município, porém essa alteração mudará os dados de endereço da empresa emitente do sistema.


Em casos onde a emissão da NFS-e ainda não é suportada pelo seu município através do  ao³ emissor será apresentada a mensagem abaixo no menu Configurações> Nota de serviços.


Para consultar os municípios atendidos pelo  ao³ emissor  Clique aqui, após clique no ícone para consultar os municípios homologados.



Usuário, Senha e Token: A maioria dos municípios suportados exige apenas o certificado para realizar a assinatura da NFS-e, porém quando se tratar de município que exige usuário e senha ou Token esses campos serão habilitados para preenchimento.

Utilize as mesmas informações solicitadas no acesso do site da Prefeitura.



Série de Recibo Provisório de Serviços (RPS): Se a empresa emite os RPS (Recibo Provisório de Serviços) antes da emissão da Nota Fiscal de Serviços, e utiliza série nestes arquivos, informe o número da série do RPS neste campo.
Atenção: Este campo é alfanumérico, podendo ser preenchido com letras, verifique com o Layout de sua Prefeitura qual será a Série utilizada para a Emissão de RPS via Webservice, não deixar apenas o valor 0 nesse campo.


Próximo Número de Recibo Provisório de Serviços (RPS): Informe neste campo o número imediatamente sequencial ao último RPS emitido, para que o sistema possa prosseguir com a sequência.
Atenção: Verifique com o Layout de sua Prefeitura qual será a Série utilizada para a Emissão de RPS via Webservice, não deixar apenas o valor 0 nesse campo.


Número de Lote da Próxima Nota de Serviços: Informe neste campo o número imediatamente sequencial ao último lote de notas de serviços emitidas, para que o sistema possa prosseguir com a sequência.
Atenção: Visto que é a primeira emissão através do sistema, este campo poderá ser preenchido com o número 1, não deixar o valor 0 nesse campo.

Aqui você pode indicar as alíquotas em percentual (%) dos impostos: IR, CSLL, PIS, COFINS, INSS, ISS para parametrizar nas configurações do sistema, assim ao emitir uma NFS-e as alíquotas serão aplicadas na nova nota automaticamente.


Ao finalizar as configurações clique em Salvar configurações  Nota de Serviços.



Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu  ao³ emissor.


Saiba que foi um prazer te ajudar, até breve!



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
2415